Eclipse



Resultado da passagem de um objeto celeste pela sombra de outro. Os nomes dos eclipses são dados de acordo com o corpo celeste cuja visão é bloqueada.
Eclipse Lunares: acontecem quando a Lua passa pela sombra da Terra. Este tipo de eclipse só acontece durante a Lua cheia, quando a Terra está entre o sol e a Lua. O eclipse não acontece toda vez que a lua está cheia porque o plano da órbita da Lua está numa inclinação de 5° em relação ao plano da eclíptica, portanto nem sempre a Lua passa pela sombra da Terra.Quando a Lua se posiciona na sombra da Terra acontece o eclipse total, que pode durar até 100 minutos, sendo que a Lua pode levar até duas horas para entrar e sair da sombra da Terra.
Eclipse Solares: acontece quando a Lua fica entre a Terra e o Sol,bloqueando a parte da luz solar. Como a Lua tem de estar entre a Terra e o Sol para que ocorra o eclipse solar, eles só acontece quando a lua é nova. Da mesma forma que eclipse lunares, os eclipse solares também não acontece todos os meses pois, devido à inclinação de 5° da órbita da Lua, a Terra , o Sol e a Lua nem sempre estão alinhados quando há uma lua seu apogeu (ponto mais distante de sua órbita) e parece muito pequena para cobrir completamente o Sol, há formação de um anel brilhante (annulus) de luz ao redor da Lua. Quando a Lua está próxima ou totalmente em seu perigeu (ponto mais próximo de sua órbita) ocorre o eclipse total. Quando mais longe a Terra estiver do Sol, mais longo será o eclipse total. As camadas externas do Sol só podem ser vistas durante os eclipse totais, já que em outros períodos elas são ofuscadas pelas camadas vizinhas.