Estudo do espaço além da atmosfera da Terra. Ates do século vinte este termo significava o mapeamento dos céus.
A História astrônoma ela é uma das ciências mais antigas. Na pré-história as pessoas olhavam o céu noturno e inventaram estórias a partir da figuras que viam nas estrelas, por exemplo os egípcios esperaram a estrela Sirius aparecer, pois quando isso acontecia eles achavam que o rio Nilo estava perto pra transborda.
Os babilônios, outro exemplo de que a astronomia é antiga, eles descobriram que a Lua repetia suas fases a cada 8 e 19 anos, isto mais tarde serviu de base para os gregos. Os famosos filósofos Cristóteles escreveu de um universo perfeito. Bom se isto fosse verdade, os planetas teriam que se movimentar da mesma forma, porém perceberão que eles parecem ir para trás: que é um movimento oretrógrado. Para explicar esse fenômeno Ptolomeu criou os epiciclos (onde os planetas giravam em volta da Terra), porém imagine que você está num carrossel e que existe um peso pendurado por um cordão sobre sua cabeça, se alguém observa o peso mover-se junto cm a plataforma, mas também dar alguns saltos (giros) para trás.
Galileu também foi uma grande pessoa atrás da astronomia. Quase na mesma época que Kepler desenvolveu sua lei, Galileu estava tentando recém inventar o telescópio. Ele descobriu que o mundo estava vivo e que existia crateras montanhosas na Lua, Vênus que apresentava fases iguais as da lua, e que Júpiter tinha satélites circundavam e havia imperfeições na superfície do Sol. Olhando a Via Láctea, descobriu milhares de estrelas, cujo fraco brilho, não permitia que fossem vistas a olho nu. E varias outras coisas ele também descobriu.
Nilton, apesar de não se considerar um astrônomo ele fez mais pela astronomia do que a maioria dos observadore é claro depois de Galileu. Suas leis sobre o movimento e a gravidade, em conjunto com o seu telescópio refletor, propicionaram os maiores avanços da astronomia.